Temos aqui perguntas e respostas que podem sanar suas dúvidas.

DÚVIDAS FREQUENTES DE ATENDIMENTO AOS CLIENTES PJ

1 – Como devo fazer para realizar inclusão de novos beneficiários?
Toda nova inclusão deverá ser realizada através de formulário próprio que poderá ser encontrado através de seu corretor, ou através da nossa central de relacionamento. O formulário original poderá ser entregue em nosso endereço ou enviado por e-mail.

2 – Quais documentos devem ser encaminhados para inclusão?
Além do formulário próprio, devem ser enviadas cópias dos documentos que comprovem dados pessoais do titular e seus dependentes (identidade, cpf, certidão de casamento, certidão de nascimento). A comprovação do vínculo empregatício também é obrigatória. O formulário original e documentos poderão ser entregues em nosso endereço ou enviado por e-mail.

3 – Como excluir funcionários que foram desligados da empresa?
Deverá ser realizada através de formulário próprio que poderá ser encontrado através de seu corretor, ou através da nossa central de relacionamento. O formulário original poderá ser entregue em nosso endereço ou enviado por e-mail.

4 – Quero fazer alteração do plano que contratei. Como fazer?
Deverá ser realizada através de formulário próprio que poderá ser encontrado através de seu corretor, ou através da nossa central de relacionamento. O formulário original poderá ser entregue em nosso endereço ou enviado por e-mail.

5 – Não recebi minha fatura. Como gerar a segunda via do boleto?
A solicitação de segunda via de fatura pode ser realizada através da nossa central de atendimento.

6 – Recebi minha fatura, mas não estou de acordo com o valor.
Qualquer reclamação será intermediada por nossa central de atendimento, que levará o questionamento ao setor responsável.

7 – Como conseguir o detalhamento da minha fatura?
O detalhamento da fatura pode ser solicitado através da nossa central de atendimento.

8 – Preciso de segunda via de carteirinha. Por onde solicitar?
Pode ser solicitada através da nossa central de atendimento.

9 – Como fazer atualização dos meus dados?
A solicitação de atualização de dados será intermediada através da nossa central de atendimento.

10 – Onde fazer o agendamento de consultas médicas?
Disponibilizamos aos nossos beneficiários o pedido de agendamento de suas consultas médicas através do e-mail agendamento@saudesim.med.br, ou se preferir por nossa central de atendimento.

DÚVIDAS FREQUENTES DE ATENDIMENTO AOS BENEFICIÁRIOS PLANO AMBULATORIAL E HOSPITALAR

Quais os prazos máximos para cada tipo de serviços ou procedimentos?
Após o período de carência, o beneficiário terá direito ao atendimento, conforme segmentação do plano (se odontológico ou médico-hospitalar; se ambulatorial ou hospitalar com ou sem obstetrícia; se referência), e este atendimento deverá ocorrer dentro dos prazos máximos.

Confira os prazos máximos para atendimento:

Serviços Prazo máximo de atendimento
(em dias úteis)
Consulta básica – pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia 07 (sete)
Consulta nas demais especialidades 14 (catorze)
Consulta/ sessão com fonoaudiólogo 10 (dez)
Consulta/ sessão com nutricionista 10 (dez)
Consulta/ sessão com psicólogo 10 (dez)
Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional 10 (dez)
Consulta/ sessão com fisioterapeuta 10 (dez)
Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista 07 (sete)
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial 03 (três)
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial 10 (dez)
Procedimentos de alta complexidade (PAC) 21 (vinte e um)
Atendimento em regimento hospital-dia 10 (dez)
Atendimento em regime de internação eletiva 21 (vinte e um)
Urgência e emergência Imediato
Consulta de retorno A critério do profissional responsável pelo atendimento

 

  • Para ser atendido dentro dos prazos você deverá ter cumprido os períodos de carência previstos em seu contrato, conforme o tipo do procedimento.
  • Esses prazos valem para atendimento por um dos profissionais ou estabelecimentos de saúde da rede conveniada ao plano, e não para atendimento por um profissional ou estabelecimento específico de preferência do consumidor.
  • O prazo para consulta de retorno ficará a critério do profissional responsável pelo atendimento.

 

Quanto tempo é preciso aguardar até poder ser atendido ao contratar um plano de saúde?
Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar os prazos de carência. Carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento. Esse tipo de informação está presente no seu contrato.

Pela legislação de planos de saúde, para planos individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, a empresa que vende o plano de saúde pode exigir:

Situação Tempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde*
Casos de urgência (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e emergência (risco imediato à vida ou lesões irreparáveis) 24 horas
Partos a termo, excluídos os partos prematuros e decorrentes de complicações no processo gestacional 300 dias
Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir)** 24 meses
Demais situações 180 dias

Atenção: Esses são limites de tempo máximos, isso quer dizer que a operadora de planos de saúde pode exigir no contrato um tempo de carência menor que previsto na legislação, nunca um período de tempo maior que esses!

E se precisar ser atendido para tratar de uma doença que já sabia ter quando contratei o plano de saúde, o que fazer?
Para as doenças e lesões preexistentes, aquelas que o consumidor já sabia possuir e que informou no formulário da declaração de saúde ao contratar o plano, ele terá cobertura parcial temporária até cumprir dois anos de carência. Isso significa que, durante esse período, ele poderá ser atendido para tratar dessas doenças, respeitadas as demais carências, exceto em caso de procedimentos de alta complexidade, leitores de alta tecnologia CTI e UTI e cirurgias decorrentes das doenças preexistentes. Para esses últimos casos, será preciso aguardar os dois anos. Entretanto, o consumidor pode preferir ser atendido mesmo nesses casos, sem ter que aguardar esse período de tempo: basta escolher pagar um valor adicional – chamado agravo.

Se não houver serviço disponível quando você precisar, ocorre o descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios?
Se o profissional de saúde de sua confiança ou o laboratório onde sempre faz exames forem descredenciados e não atenderem mais pelo seu plano de saúde, não há problema, desde que o plano de saúde mantenha garantido o atendimento a seus beneficiários em outros profissionais médicos, hospitais, clínicas e laboratórios. Além disso, qualquer mudança desse tipo a Saúdesim, tem informado em seu site os prestadores suspensos e que foram substituídos. E podem ser consultados em nosso site www.saudesim.med.br